top of page

III Fórum Nacional BrCidades

Com o objetivo de rediscutir a agenda urbana nacional frente aos desafios dados pela crise sanitária e urbana, agravada pelo abandono e descaso do governo federal, e participar da necessária construção social de um projeto para as cidades do Brasil, a rede BrCidades realiza, de 10 a 19 de setembro, o III Fórum Nacional BrCidades.

O encontro, virtual, reunirá integrantes dos Núcleos do BrCidades de 17 estados do país, representantes de movimentos por moradia, transporte, saneamento, estudiosos, acadêmicos e profissionais ligados aos temas, além de lideranças dos movimentos de igualdade de gênero, de igualdade racial, de jovens, entre outros, para pensar e propor caminhos para a construção de uma agenda urbana para cidades justas, democráticas e sustentáveis.

A primeira edição do Fórum Nacional BrCidades aconteceu em maio de 2018 e definiu as formas de organização local (Núcleos) e nacional da rede. O II Fórum Nacional BrCidades, realizado em 2019, em São Paulo, resultou na Agenda Urbana Nacional, construída coletivamente com a participação dos Núcleos de 17 estados, entidades parceiras, movimentos sociais, ONGs, Defensorias Públicas e integrantes do Ministério Público de vários Estados da Federação.

O III Fórum Nacional BrCidades tem o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e do  Fórum Nacional de Reforma Urbana.

Onde será transmitido?

Construído coletivamente a partir de atividades preparatórias realizadas pelos Núcleos BrCidades, assim como entidades e instituições parceiras, a programação do III Fórum Nacional inclui atividades abertas ao público, com mesas, oficinas e palestras, visando mobilizar grupos, organizações e forças sociais. É possível acompanhar a programação pelo canal do YouTube do BrCidades.

Programação

Post para redes sociais calendário agenda aberta (24).png
Post para redes sociais calendário agenda aberta (28).png
Post para redes sociais calendário agenda aberta (46).png
Post para redes sociais calendário agenda aberta (26).png
Post para redes sociais calendário agenda aberta.png
Post para redes sociais calendário agenda aberta (34).png
Post para redes sociais calendário agenda aberta (36).png
Post para redes sociais calendário agenda aberta (40).png
Post para redes sociais calendário agenda aberta (38).png

*No dia 19 de setembro haverá uma assembleia com os membros de núcleos BrCidades;

**A programação está em construção, continue acompanhando esta página e as redes sociais do BrCidades.

A diversidade da rede urbana brasileira, com mais de 85% da população morando nas cidades e grande parcela da força de trabalho vivendo em condições precárias, ambientes degradados, situações de risco, sem infraestrutura ou serviços urbanos, em moradias congestionadas e insalubres, tem exigido cuidados de forma a assegurar as particularidades das lutas locais/territoriais e identificar as questões comuns a todas as cidades do Brasil.

A conjuntura de crise nacional e internacional levou à discussão, durante encontro da Frente Brasil Popular em 2017, sobre a necessidade de um movimento para repensar o país e ao convite às Professoras Ermínia Maricato e Karina Leitão, da FAU USP, para tratar do tema da Agenda Urbana. Esse foi o primeiro passo para o surgimento da Rede BrCidades - Um Projeto para as Cidades do Brasil.

Em 2018 e 2019, o BrCidades realizou as duas primeiras edições do Fórum Nacional. Em 2020, junto aos Núcleos e aos parceiros, participou da criação das redes “Articulação por Direitos na Pandemia” e a “Campanha Despejo Zero”, além de contribuir na preparação de pautas urbanas de candidatos a vereadores e prefeitos.

Acolhido institucionalmente pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, atualmente o BrCidades conta com 17 Núcleos constituídos em cidades de diversos estados do Brasil, adesão de professores de 33 universidades, entidades profissionais (arquitetos, engenheiros, advogados, assistentes sociais, geógrafos) e movimentos sociais (MTST, UMM, MSTC, CMP).

Pelas ações desenvolvidas, o BrCidades recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 2018, na categoria Urbanidades. A coordenadora nacional ganhou o Prêmio FPAA 2020 Medalha de Ouro.

Sobre o BrCidades

Dúvidas? Entre em contato:

Obrigado pelo envio!

Para falar com a assessoria de imprensa do III Fórum Nacional BrCidades, fale com: 

 

Clarisse Goldberg

11.966436134 / clarissegoldberg@uol.com.br

Realização

download.png
Design sem nome (4).png

Parceria

Apoio

Design sem nome (3).png
banner-uniao-europeia.png
bottom of page